Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Hela

Another blog, same thing. ✨ Aqui falamos de moda, tendências, opiniões e muito mais.

22
Ago19

O pulmão do mundo está a arder

E só sabemos disto graças às redes sociais.

Tita Vicente

Há três semanas que a Amazónia está a arder. Quando é que soubemos disso? Esta semana. Porque? Porque todos temos redes sociais e algumas pessoas esforçaram-se por mostrar ao mundo o que está a acontecer. Não vimos notícias na internet como é habitual. Não foi motivo de abertura de jornais nacionais como deveria ter sido. Foi a internet. Foram as redes sociais. 

A semana passada escrevi um texto sobre redes sociais e o privilégio que é hoje em dia estar offline, mas agora surgiu na minha mente o pensamento: e se não houvesse redes sociais? Como iríamos saber disto? E quem diz deste caso, em que a Amazónia está a arder, fala da crise da Venezuela e tantos outros assuntos que se calhar nos “passam ao lado” porque não estamos 100% atentos todo o tempo.

Isto relembra-nos que a internet ainda pode ser um lugar bom e que as pessoas ainda as usam para bons propósitos. Provavelmente se ninguém tivesse feito o primeiro tweet a alertar as pessoas de que a Amazónia está a arder, de que isto é grave, muito grave, hoje ainda estávamos na ignorância. Cada um a fazer a sua vida e sem perceber a dimensão do que se passa do outro lado do oceano e que, sem dúvida alguma, afeta a vida de TODOS os seres que habitam este planeta.

É cada vez mais urgente existirem pessoas a lutar pelo nosso meio ambiente. Todos deveríamos contribuir, nem que seja o mínimo possível, para a melhoria do ambiente. Tudo está a mudar, quer queiramos aceitar ou não, esta é a nossa realidade. Agora é a hora de mudar. É a hora de falar destes assuntos que alguns líderes mundiais tentam desvalorizar e constantemente abafar. É preciso mais do que imagens na internet, do que hastags virais. É necessário que os meios de comunicação mundiais não serviam apenas os interesses que lhes convém. O que se notou foi que foi necessário alguém tornar uma hastag viral no Twittter para que os meios tradicionais fossem pesquisar sobre o assunto, foi necessário um fazer a publicação para todos de seguida fazerem. Enquanto pessoa formada em jornalismo acho inadmissível que se tenha passado tanto tempo sem que alguém em Portugal - não falo a nível mundial porque não sigo todos os meios - tenha feito uma notícia sobre este assunto. 

Editado: Vim só acrescer o link de uma notícia que a Visão acabou de lançar que explica, em gráficos, o quão importante é a Amazónia!!!

6 comentários

Comentar post