Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hela

Another blog, same thing. ✨ Aqui falamos de moda, tendências, opiniões e muito mais.

30
Ago19

Os novos truques dos media

Será que a comunicação social passa todas as informações ou só o que lhes interessa?

Tita Vicente

Na quinta feira vi uma publicação no blog Corta Fitas que fala sobre a desinformação nas notícias e sobre como os meios de comunicação social só passam o que lhes importa e ignoram certos dados que se calhar devíamos ter mais atenção. Vivemos numa era em que tudo está disponível à distância de um clique, basta uma rápida pesquisa no Google para perceber o que é real ou não e se existem informações que se calhar não estão a ser difundidas.

Desde que surgiram os protestos em Hong Kong que nas notícias se tem falado da falta de liberdade de expressão que existe na China. Para quem não sabes eles têm o acesso recusado a várias plataformas que nós usamos diariamente como o Facebook, Instagram, Youtube, etc. Eles têm redes sociais próprias, uma aplicação do género do nosso Whatsapp e muitas outras coisas que se calhar nós não temos noção. E com isso – e como licenciada em Jornalismo – eu fiquei a pensar será que tudo o que lemos é realmente o que está a acontecer? Será que existem informações exageradas? Será que existem informações que não divulgam? Existem um milhão de “será?” que surgem na minha cabeça. E quem fala do assunto dos protestos, fala dos dezasseis dias que demorou para o mundo saber que a Amazónia estava a arder de forma absurda, enquanto que depois outras notícias que não importam assim tanto – pelo menos no meu ponto de vista – são difundidas até à exaustão.

Existe uma era de clickbait e fake news muito presente e assente nos meios de comunicação social do mundo. É necessário combater estes métodos cada vez mais banalizados e informar e educar as pessoas para perceberem quando os meios de comunicação estão a usar estes métodos nas suas notícias.

Vocês conseguem detetar um clickbait? Conheciam este termo?

 

PS: Para quem não sabe, o clickbait é um método usado pela comunicação social para obter cliques nas notícias, habitualmente criam títulos intuitivos/enganadores para atraírem o leitor a abrir a notícia. São normalmente as notícias do “Veja como perder peso” por exemplo. Se quiserem posso falar um bocadinho mais sobre este assunto noutra publicação visto que é uma área que para além de me interessar muito, era o meu tema de tese.