O desafio do ano: 366 dias sem comprar.
Consumo consciente é o desafio do ano para mim. Quero pensar muito mais antes de comprar e investir o meu dinheiro em algo.

O desafio do ano para mim é: consumo consciente. Este é o meu lema para 2020.

Já todos ouvimos falar de que temos de reduzir o nosso consumo, seja ele em que campo for, e que temos de começar a ser mais conscientes com as nossas compras porque o mundo não está a conseguir acompanhar o nosso ritmo louco de produção. Eu, pessoalmente, tenho pensado cada vez mais neste assunto e acho que é cada vez mais importante discutir-se este tema.

Como é que surgiu a ideia?

Após começar a ver 5000 vídeos de organização e decluttering, ainda o ano passado decidi fazer uma revisão ao meu armário e apercebi-me que tenho imensas coisas. Mais do que as suficientes para viver diariamente sem ter de comprar roupa nos próximos tempos (a não ser que algo se estrague ou que seja necessário por alguma razão específica).

Desafio teste

Vai dai desafiei-me a passar o inverno sem comprar casacos. Eu sou “viciada” nesta peça, acho até que ela é a rainha do meu armário, tenho uns 25 entre casacos de inverno e daqueles mais frescos para o verão. Até agora está tudo a correr bem e apesar de já ter visto casacos que gostava pensem sempre “será que realmente me faz falta?” e acabei por não comprar nada. Podemos dizer, tendo em conta que já vamos em janeiro, que está a ser uma missão bem sucedida.

Desafio 366 dias 

Mas a verdade é que eu queria mais. Eu quero desafiar-me (e agora todos vão achar que estou louca) a passar 2020 sem comprar.

Pois é, eu gostava de passar os próximos 366 dias sem comprar nada que sei que não me vai fazer falta. Posto isto, fiz uma lista de 5 artigos que eu quero mesmo comprar no geral, não só a ver com moda, e tirando esta pequena lista queria não comprar mais nada.

O objetivo aqui é simples. Evitar aquelas compras só porque acho a peça gira ou porque está com um preço ótimo. Para além disso, caso necessite de fazer alguma comprar vou procurar alternativas em segunda mão ou em lojas vintage.

Vamos ver se serei capaz de cumprir o desafio, provavelmente irei dando updates ao longo do ano sobre o assunto. E vocês, eram capazes? Acham que este objetivo é compatível com os que traçei para a Hela?