Semanas de moda atípicas num 2020 em pandemia

Este não está a ser um ano normal. Nem as semanas de moda tiveram como escapar a este ano que está a ser tão diferente.

2020 não está a ser um bom ano para toda a gente e é algo ao qual já todos nos habituamos. De uma forma direta ou indireta, já todos fomos afetados por esta pandemia, que atingiu o mundo, e não parece ter fim à vista. Confesso que costumo ser bastante seletiva naquilo que vejo nas semanas de moda. Vejo os desfiles clássicos e depois faço uma pesquisa rápida pelo Now Fashion e vou clicando em outros estilistas que me saltam à vista. No entanto, este ano foi diferente. Não vi nada. Pois é, nem os clássicos nem os novos. Apenas fui vendo aquilo que o Instagram ou o Facebook me quiseram oferecer.

Com tudo o que se está a passar neste momento, na minha opinião, as semanas de moda perderam um pouco o interesse. Não existe tendência que queira descobrir e não penso em quais serão as próximas “cores da estação”. No fim só penso sempre que pouco ou nenhum uso estou a dar à roupa que tenho.

A pandemia arrastou meio mundo para casa e eu sou uma privilegiada porque ainda me encontro em teletrabalho desde que tudo começou. Estar neste regime significa que os meus dias, por norma, são passados de pijama – eu já sei que me podia vestir, mas eu gosto mesmo é de estar confortável – e quando não estou com este traje, estou com algo mega confortável aka calças de fato treino. Vestir-me passou a ser uma ocasião especial.

Semanas de moda sem brilho, mas com ideias originais

Ora, com tudo isto que já vos expliquei, senti que estas semanas de moda não tiveram o mesmo brilho. As presenças habituais não quiseram/não poderam atender aos desfiles. A maioria foi feito mesmo sem presença física ou com ecrãs que simulavam a presença. Tudo isto tornou tudo meio que desconsolado. Claro que as marcas enviaram na mesma os seus produtos para as pessoas chave que costumam marcar presença e houve até ideias bastante originais diria eu.

Lembro-me por exemplo de ver a Brittany Xavier e a filha em pijama para o desfile da Louis Vuitton. Ela também fez dois vídeos para o canal no YouTube com as várias marcas a que assistiu aos desfiles de uma forma bastante original também. A Chiara Ferragni também não marcou presença, mas fez um especial com várias marcas italianas de forma a mostrar o seu apoio. E foi um pouco assim que foram feitas as semanas de moda no geral.

Nuno Gama destacou-se

Mas de todos quem me surpreendeu mais foi mesmo o estilista português Nuno Gama. Para quem não sabe ele, apesar de ter estado presente no ModaLisboa, não mostrou nenhuma coleção, mas sim uma performance. Com isto ele queria passar a mensagem de que não fazia sentido uma nova coleção dado o ano atípico que se vive.

Fotografia de Inês Gomes Lourenço, retirada do site nit.pt

Resumindo: eu acho que as semanas de moda foram um pouco inúteis. Sinto que neste momento as pessoas não estão a pensar no que irão vestir, mas sim em como será o mundo daqui para a frente. Quer queiramos, quer não, o mundo mudou e conviver com a incerteza do amanhã é cada vez mais o novo normal.

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